São Lourenço: um roteiro para o ano inteiro
Reconhecida internacionalmente pela qualidade de suas águas, São Lourenço busca se reinventar para atrair um perfil novo de turistas
São Lourenço é um destino certo no sul de Minas para quem busca tranqüilidade e qualidade de vida, que vêm à cidade atraídos pelas belezas do Parque das Águas e pelo poder de suas águas medicinais. Além, é claro, das belezas naturais e da tranqüilidade da região.
São Lourenço é um dos mais tradicionais roteiros para famílias e também para o público da terceira idade. O município agora procura se abrir para um novo segmento: o de pessoas jovens, sintonizadas com a natureza e em busca de aventuras – que é o que não falta nas escarpas montanhosas da Serra da Mantiqueira que abrigam a cidade e sua microrregião. O local é ideal para quem curte trilhas a pé, de bike ou em veículos 4 x 4. São caminhos repletos de belas paisagens e pequenos tesouros como plantações de cafés especiais, fábricas de doces orgânicos e valorizados itens de artesanato.
O visitante pode realizar vôos panorâmicos emparaglider, aviões monomotor eparatrike – um tipo de paraglider motorizado, que lembra um pouco os ultraleves. Além, é claro dos balões de ar quente – a nova menina dos olhos da região. Não se pode esquecer ainda o turismo rural, representado por fazendas, sítios e fazendinhas com infra-estrutura turística adequada para bem receber todos os perfis de público e o já tradicional passeio de trem maria-fumaça, praticamente uma máquina do tempo que remete o turista a um passado remoto e poético.
Para os momentos mais relaxantes, os aventureiros podem optar por recarregar a bateria em exclusivos banhos aromáticos com água mineral oferecidos pelo Balneário do Parque das Águas ou ainda escolher uma entre as várias opções de terapias alternativas relaxantes existentes pela cidade. A variada gastronomia local é um capítulo à parte e vai da tradicional comida mineira até à alta gastronomia.
O contraste entre paz e aventura dá o tom na São Lourenço de hoje, que busca abraçar o novo sem jamais esquecer das suas tradições e de bem acolher seu público habitual. Explorar a natureza, conectar-se consigo mesmo e saborear o lado bom da vida são as palavras-chave deste novo momento da cidade, que aguarda seus visitantes de braços abertos.